OLIVAL E FRUTÍCOLAS
- Fazer levantamentos de áreas com ajuda do Google Earth;
- Expressar graficamente as parcelas do terreno;
- Criar a correspondente escala gráfica;
- Implantar culturas em função do compasso, cabeceiras e bordaduras, de acordo com levantamento gráfico e num formato virtual;
- Estimar os custos referentes à intervenção de plantação, nomeadamente ao número de plantas a instalar;
- Transferir para o terreno a informação gráfica obtida;
- Fazer uma recolha de solo para análise laboratorial;
- Identificar e a reconhecer os corretivos e adubos;
- Aplicar sequencialmente os corretivos e adubos;
- Escolher as operações de mobilização de solo mais adequadas;
- Projetar a sequência de operações de mobilização de solo para instalação de um pomar ou olival;
- Planificar as operações culturais de manutenção de um pomar ou olival;
- Fazer poda de formação;
- Fazer poda de condução;
- Fazer poda de frutificação/produção;
- Fazer poda de recuperação e limpeza;
- Fazer poda sanitária;
- Usar os utensílios de poda nomeadamente o motosserra de poda;
- Analisar os estados de maturação ideais para projetar a colheita;
- Colher tendo em conta o destino da produção.
CEREAIS
- Selecionar os equipamentos a utilizar na sementeira tradicional e sementeira direta dos cereais de outono/inverno e do milho grão;
- Calcular as densidades de sementeira quer dos cereais de outono/inverno, quer do milho;
- Selecionar a variedade de cereal a instalar consoante o ciclo pretendido;
- Conhecer os equipamentos de rega;
- Conhecer e aplicar as normas de proteção integrada;
- Preencher cadernos referentes às exigências da proteção integrada;
- Analisar a textura de campo de um solo;
- Fazer ensaios de germinação.
HORTÍCOLAS, AROMÁTICAS E MEDICINAIS
- Identificar as principais espécies vegetais viáveis na região do Alentejo;
- Conhecer as condições ecológicas das espécies tendo em vista a maximização da produção;
- Conhecer todas as etapas/operações inerentes à produção de plantas hortícolas, comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares desde a colheita de sementes e métodos de divisão vegetativa, até ao escoamento do produto final;
- Identificar as operações culturais das culturas hortícolas, comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares;
- Executar as operações culturais inerentes à instalação, condução, manutenção e colheita de culturas hortícolas, comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares;
- Operar com as máquinas específicas nas operações culturais a realizar e de acordo com as boas práticas de utilização das mesmas.
VINHA
- Identificar as exigências ecológicas e fatores edafoclimáticos favoráveis ao desenvolvimento da vinha;
- Executar técnicas de aramação de vinha;
- Identificar sistemas de propagação de vinha;
- Fazer enxertias de fenda simples;
- Identificar e executar técnicas de condução de vinha;
- Identificar os vários tipos e épocas de poda da vinha: formação, frutificação e podas sanitárias;
- Executar corretamente os diferentes níveis de poda: formação, condução, frutificação e regeneração;
- Identificar as normas e práticas de proteção integrada de vinha;
- Identificar as principais pragas, doenças e infestantes da vinha;
- Executar corretamente as técnicas de operação de colheita: determinação época de colheita;
- Proceder de acordo com as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho agrícola.
MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO
- Identificar e reconhecer os princípios da Fertilidade e fertilização do solo em AB;
- Reconhecer e identificar a importância da matéria orgânica do solo em AB;
- Reconhecer e identificar a importância dinâmica de nutrientes no solo;
- Reconhecer processos de avaliação da fertilidade do solo;
- Identificar causas da erosão do solo e medidas de controlo;
- Identificar e executar siderações ou adubos verdes e compostagem;
- Reconhecer a fauna auxiliar;
- Reconhecer e identificar as principais técnicas e princípios da proteção das plantas;
- Reconhecer e identificar as principais técnicas de proteção das plantas e de aplicação de produtos fitofarmacêuticos;
- Identificar e executar medidas culturais preventivas: solarização, cobertura do solo e falsa sementeira;
- Identificação de pragas e doenças mais frequentes;
- Identificar: princípios gerais da produção biológica animal, ligação à terra, alimentação, sanidade, bem-estar e produção. Criação de: bovinos, ovinos, caprinos e suínos e apicultura;
- Identificar procedimentos de conversão para o modo de produção biológico;
- Identificação e execução das boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.
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