quinta-feira, 20 de março de 2014

Competências e Saberes

Durante os vários módulos do curso de Agricultura para a Inclusão, os/as formandos/as desenvolveram um vasto leque de competências na área da agricultura, nomeadamente:


OLIVAL E FRUTÍCOLAS

  • Fazer levantamentos de áreas com ajuda do Google Earth;
  • Expressar graficamente as parcelas do terreno;
  • Criar a correspondente escala gráfica;
  • Implantar culturas em função do compasso, cabeceiras e bordaduras, de acordo com levantamento gráfico e num formato virtual;
  • Estimar os custos referentes à intervenção de plantação, nomeadamente ao número de plantas a instalar;
  • Transferir para o terreno a informação gráfica obtida;
  • Fazer uma recolha de solo para análise laboratorial;
  • Identificar e a reconhecer os corretivos e adubos;
  • Aplicar sequencialmente os corretivos e adubos;
  • Escolher as operações de mobilização de solo mais adequadas;
  • Projetar a sequência de operações de mobilização de solo para instalação de um pomar ou olival;
  • Planificar as operações culturais de manutenção de um pomar ou olival;
  • Fazer poda de formação;
  • Fazer poda de condução;
  • Fazer poda de frutificação/produção;
  • Fazer poda de recuperação e limpeza;
  • Fazer poda sanitária;
  • Usar os utensílios de poda nomeadamente o motosserra de poda;
  • Analisar os estados de maturação ideais para projetar a colheita;
  • Colher tendo em conta o destino da produção.

CEREAIS

  • Selecionar os equipamentos a utilizar na sementeira tradicional e sementeira direta dos cereais de outono/inverno e do milho grão;
  • Calcular as densidades de sementeira quer dos cereais de outono/inverno, quer do milho;
  • Selecionar a variedade de cereal a instalar consoante o ciclo pretendido;
  • Conhecer os equipamentos de rega;
  • Conhecer e aplicar as normas de proteção integrada;
  • Preencher cadernos referentes às exigências da proteção integrada;
  • Analisar a textura de campo de um solo;
  • Fazer ensaios de germinação.

HORTÍCOLAS, AROMÁTICAS E MEDICINAIS

  • Identificar as principais espécies vegetais viáveis na região do Alentejo;
  • Conhecer as condições ecológicas das espécies tendo em vista a maximização da produção;
  • Conhecer todas as etapas/operações inerentes à produção  de plantas hortícolas, comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares desde a colheita de sementes e métodos de divisão vegetativa, até ao escoamento do produto final;
  • Identificar as operações culturais das culturas hortícolas, comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares;
  •  Executar as operações culturais inerentes à instalação, condução, manutenção e colheita de culturas hortícolas, comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares;
  • Operar com as máquinas específicas nas operações culturais a realizar e de acordo com as boas práticas de utilização das mesmas.

VINHA

  • Identificar as exigências ecológicas e fatores edafoclimáticos favoráveis ao desenvolvimento da vinha;
  • Executar técnicas de aramação de vinha;
  • Identificar sistemas de propagação de vinha;
  • Fazer enxertias de fenda simples;
  • Identificar e executar técnicas de condução de vinha;
  • Identificar os vários tipos e épocas de poda da vinha: formação, frutificação e podas sanitárias;
  • Executar corretamente os diferentes níveis de poda: formação, condução, frutificação e regeneração;
  • Identificar as normas e práticas de proteção integrada de vinha;
  • Identificar as principais pragas, doenças e infestantes da vinha;
  • Executar corretamente as técnicas de operação de colheita: determinação época de colheita;
  • Proceder de acordo com as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho agrícola.

MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO

  • Identificar e reconhecer os princípios da Fertilidade e fertilização do solo em AB;
  • Reconhecer e identificar a importância da matéria orgânica do solo em AB;
  • Reconhecer e identificar a importância dinâmica de nutrientes no solo;
  • Reconhecer processos de avaliação da fertilidade do solo;
  • Identificar causas da erosão do solo e medidas de controlo;
  • Identificar e executar siderações ou adubos verdes e compostagem;
  • Reconhecer a fauna auxiliar;
  • Reconhecer e identificar as principais técnicas e princípios da proteção das plantas;
  • Reconhecer e identificar as principais técnicas de proteção das plantas e de aplicação de produtos fitofarmacêuticos;
  • Identificar e executar medidas culturais preventivas: solarização, cobertura do solo e falsa sementeira;
  • Identificação de pragas e doenças mais frequentes;
  • Identificar: princípios gerais da produção biológica animal, ligação à terra, alimentação, sanidade, bem-estar e produção. Criação de: bovinos, ovinos, caprinos e suínos e apicultura;
  • Identificar procedimentos de conversão para o modo de produção biológico;
  • Identificação e execução das boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.

Sem comentários:

Enviar um comentário